sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pulseiras de silicone

Venho por meio do blog avisar você leitor sobre o risco das pulseiras de silicone coloridas, que crianças e adolescentes vem usando.
O que deixo aqui são trechos de diversas reportagens sobre a tal pulseira, deixo também o link dos sites para caso quiserem consultar a fonte.
















"Um estudo, publicado esta terça-feira em Inglaterra, apontava para um elevado nível de toxicidade dos elásticos que podiam ser cancerígenos. 

Segundo avança a BBC, os elásticos são compostos por 40% de ftalatos - um composto químico que proporciona mais elasticidade aos materiais. No entanto, a União Europeia apenas permite produtos que tenham no máximo 0.1% do químico."


"Testes do Birmingham Assay Office revelaram a presença de 40% de ftalato no produto. Na União Europeia, o máximo permitido é de 0,1%. A substância é usada para dar mais maleabilidade ao material e pode ser cancerígena. O risco da contaminação aconteceria porque meninos e meninas poderiam colocar o elástico na boca, o que liberaria o ftalato. A denúncia da tv britânica fez com que a rede de brinquedos The Entertainer removesse o produto das prateleiras. Responsável pelo teste, Marion Wilson declarou que o brinquedo é perigoso pois a substância pode ser ingerida por sucção."

"Preocupada com a intensificação das vendas tendo em vista o Dia das Crianças, a associação alerta os pais para os riscos na compra do produto de origem chinesa e orienta a não deixarem os filhos confeccionarem as bijuterias e nem usarem as pulseirinhas e outros acessórios...Segundo a Proteste, alguns ftalatos são banidos por serem considerados cancerígenos, mutagênicos e podem causar danos à fertilidade."

"O Inmetro reforçou a recomendação de não se comprar artigos infantis em lojas de comércio informal, uma vez que não há garantia da origem destes itens. O órgão ressaltou ainda que produtos falsificados ou fabricados clandestinamente podem não cumprir as condições mínimas de segurança, principalmente no tocante à toxicidade. O instituto também lembra a importância de adquirir somente brinquedos que tenham o selo de certificação do Inmetro."


0 comentários:

Postar um comentário