terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Origem do Carnaval

Faltam poucos dias para a maior festa cultural do Brasil...o carnaval!!!

Um pouquinho da história do carnaval...

Origem do carnaval
O carnaval não teve suas origens no Brasil, e sim na Grécia. Era uma festa em que as pessoas se juntavam em nome do Deus Dionísio, para comemorar a fertilidade do solo e a chegada da primavera. Ao longo do tempo essa tradição espalhou-se por Roma e toda a Europa.
Essa festa acontece três dias antes da quaresma, e a igreja condenava a festa por seu caráter "pecaminoso", a festa era como uma despedida dos pecados e a celebração tinha como intuito a diversão, extravasar,antes da quaresma. Aproximadamente em 590 d.C a igreja católica oficializou o carnaval, e foi então que ele recebeu este nome, que significa "Carne Vale"
Acredita-se que o costume de nos fantasiar, usar mascaras, o costume do desfile de carnaval... veio de Veneza, na Itália.

O carnaval no Brasil
O carnaval chegou ao Brasil por volta do século XIII trazidos pelos portugueses; No século XIX começou os bailes de carnaval, as pessoas deviam ir fantasiadas para dançar e ouvir música.
A primeira marchinha de carnaval (O Abre Alas) foi feita por Chiquinha Gonzaga em 1899, essas musicas possuem melodia simples e viva, com letras fáceis de decorar e cheias de duplo sentido.
As marchinhas de carnaval tiveram seu auge dos anos 30 aos 50. Depois delas, muito foi produzido, pouco aproveitado. Dos anos 60 em diante, as marchinhas começaram a perder espaço para os sambas-enredo.
Hoje o carnaval é comemorado em diversas partes do mundo, com seus costumes e variações.

Bejokass, e esperem os próximos post...

0 comentários:

Postar um comentário